Marketing Digital vem revolucionando a forma como as empresas adquirem clientes. O mundo se atualizou, mudanças ocorrem diariamente no processo de compra, trazendo a independência cada vez mais para consumidores e responsáveis pelas decisões de compra nas empresas. O desafio é impactar os clientes em potencial utilizando a ferramenta WEB, e é esse o objetivo de boas estratégias de marketing digital!
Empresas que ainda não se atentaram a estas mudanças estão perdendo OPORTUNIDADE. Quer conferir o que uma empresa passa a aproveitar quando coloca em prática o plano de marketing digital?
Vantagem de obter + & + leads
Enquanto os consumidores começam a ignorar as táticas tradicionais de marketing, os profissionais da área precisam alterar seus métodos de comunicação para se adaptar. Portanto, comece mudando sua estratégia (a alocação do pessoal, o orçamento e seus recursos criativos para táticas de inbound, como SEO, promoções em redes sociais e criação de conteúdo). Isso irá ajudá-lo a atrair visitantes e potenciais clientes (leads) da internet para o seu site, as páginas e blogs da empresa.
Quando o assunto é MARKETING DIGITAL, a principal mudança que deve ser operada pela empresa é o seu nível de visibilidade online. Quem sabe tirar vantagem disso sai na frente na percepção de marca pelo público.
Vantagem de qualificar seus leads
Táticas de marketing tradicionais interrompem nossa rotina; comerciais de TV interrompem nosso querido programa, anúncios de rádio interrompem uma playlist de música e (o pior de todos) as ligações de vendas (cold calls) interrompem nosso almoço. FAZER O QUE NÉ? É aí que o MARKETING DIGITAL entra como atração: Os clientes ligam, procuram, em grande busca de uma solução de um problema ou carência de um serviço/produto. Portanto, a IMPORTÂNCIA dos leads é, por definição, MUITO MAIOR. Afinal, esse contato procura proativamente pela empresa.
A implementação de táticas de inbound marketing, como a criação de conteúdos; ebooks, histórias e casos de sucesso de clientes, infográficos e vídeos. Esses produtos informam os clientes em potencial e atraem-nos até o momento de fechar negócio. Eles ficam naturalmente predispostos e AFINS de utilizar seus produtos e serviços quando estão prontos para tomar uma decisão de compra.
A vantagem de ter um ciclo de vendas mais curto Quanto mais complexos se tornam os mercados e os produtos e serviços oferecidos, mais difícil/longos ficam/fica os ciclos de venda das empresas. Como consequência, as receitas são prejudicadas e vender se torna um processo mais trabalhoso. Mas um departamento ou serviço de marketing bem afiado pode TRANSFORMAR esta tendência.
A criação de conteúdo e a divulgação nos canais certos permitem que os consumidores sejam autodidatas sobre as características, benefícios e preços do produto, antes mesmo de se envolver com a equipe comercial.
A consequência é um maior índice de conversão e um tempo menor de negociação( já que os clientes atendidos pelo comercial já estarão bem mais certos do que precisam e de por quê precisam).
Vantagem de ter custo de aquisição menor
Como diz o especialista em marketing e tecnologia Guy Kawasaki:
“Se você tem mais dinheiro que cérebro, faça marketing tradicional. Se tem mais cérebro que dinheiro, faça inbound marketing”.
Uma das grandes vantagens é que táticas de inbound marketing são significativamente mais baratas de produzir e muito mais eficazes do que táticas tradicionais. Ao criar conteúdo você vai ver o seu custo por lead diminuir e um aumento constante na visibilidade e na geração de leads. DESCULPAS? CRISE? FALTA DE INFORMAÇÃO? MARKETING DIGITAL É A SOLUÇÃO.