CELEBRIDADES PROSPERAM NO MERCADO DE BELEZA!
Embora o Brasil esteja passando por uma crise é o segundo maior mercado para produtos de beleza do mundo.
O crescimento intenso da indústria de beleza tem aberto novas oportunidades para conquistas financeiras e profissionais, principalmente por meio de salões e clínicas de beleza. Não é atoa que celebridades como Juliana Paes e Angélica são também, além de atrizes, donas de salões de beleza. Isso sem dizer na humilde carioca Zica que hoje já conta com mais de 1.500 colaboradores em sua rede de salões.
Qualquer profissional de beleza, stylist, cabeleireiro ou proprietário de um salão que tenha vivenciado profundamente a indústria de salões ao longo dos últimos anos pode falar algo com certeza: a indústria mudou. O proprietário de salão moderno é muito mais empreendedor, criativo, experiente e inovador do que seus antecessores.
Se você está conectado, mais clientes o encontrarão
Você sabia que o Facebook conta com mais de 76 milhões de usuários brasileiros e que 90% dos consumidores pesquisa na internet antes de efetuar suas compras? As pessoas estão na rede procurando por seus serviços! Assim, se você não marcar presença, elas provavelmente acharão seu concorrente. Para evitar esse erro bobo, comece já a expor seus trabalhos na internet e deixe que os clientes encontrem seu negócio ao verem todo seu potencial!
Os investimentos em marketing digital não precisam ser altos
Com uma estratégia simples e um bom conhecimento de público, investimentos pequenos em marketing digital podem ser bem mais efetivos que grandes investimentos em marketing tradicional. A maior diferença é que, com o digital, você consegue segmentar seu público e falar com as pessoas certas, sem gastar rios de dinheiro divulgando para quem não tem interesse. Por isso, o primeiro passo é conhecer seu público, seus gostos e hábitos on-line. A partir daí, trace sua estratégia e decida qual é o melhor caminho sem estourar seu orçamento!
POR QUE ALGUNS SALÕES GANHAM MAIS DINHEIRO QUE OUTROS?
É senso comum que salões e outros profissionais de beleza serão bem sucedidos se forem capazes de cada vez mais manter seus atuais clientes por meio de estratégias de fidelidade e atrair novos clientes ao se destacar em relação à sua intensa concorrência.
Mas você já se perguntou porque alguns salões ganham mais dinheiro que outros?
Será que eles trabalham mais? Será que eles tem mais staffs? Eles estão abertos mais horas? Possuem uma estratégia de marketing? Eles desenvolveram uma fórmula para constantemente conquistar novos clientes e mantê-los retornando, de novo e de novo, por anos!
Se você quer ser bem sucedido neste ramo você tem que dominar um novo conjunto de regras.
Existem várias estratégias e opções de baixo custo para aumentar sua renda e de seu salão. Neste artigo iremos focar no papel crucial que a Internet tem nesta nova indústria e dicas rápidas para começar agora mesmo!
QUER TER SUCESSO NO SALÃO? ENTENDA E USE A INTERNET!
Antigamente quando um cliente queria buscar um serviço rápido ou trocar de profissional ele recorria a indicações de amigos ou à lista de anúncios. Apesar da indicação continuar a ter um papel importante na atração de novos clientes, a Internet mudou completamente essa realidade.
Segundo uma das maiores consultorias de gestão do mundo, Booz & Company, pequenos negócios digitalizados crescem em taxas muito maiores que empresas menos digitalizadas.
A Internet hoje é o caminho óbvio para atingir novos clientes – é onde a maioria deles irão olhar para encontrá-lo. Mais de 90% dessas pessoas pesquisam na Internet antes de adquirir um produto ou serviço.
Mas será que ter um site ou página no Facebook basta?
95% dos clicks acontecem na primeira página do Google. Se você não estiver lá, adeus! Se você tiver um website aproveite e teste agora mesmo. Vá ao Google, digite `”salão de beleza” e o nome da sua cidade.
9 DICAS PARA COMEÇAR AGORA
Você se diferencia da concorrência? Não seria bom se os seus clientes te vissem como inovador, criador, um líder do seu setor e que o pagassem proporcionalmente?
Juntamos aqui um compilado das melhores e mais eficazes campanhas de salão de beleza e os seus resultados. Todas essas estatísticas foram coletadas durante os últimos 3 anos em salões dos Estados Unidos e Europa por Phil Evans, um guru para salões.
1-Depois de 3 anos de esforço um salão atraiu 13 mil fãs no Facebook (uma das maiores marcas para salões de todo o mundo). Eles falam para esta legião de potenciais clientes 2 ou 3 vezes ao dia sobre ofertas do salão, fofocas de cabelos de celebridades e lançamento de novos produtos. O imediatismo do Facebook significa que eles podem obter resultados no dia seguinte, a partir de qualquer promoção.
2-Ao invés de repetir a custosa e exaustiva campanha em feiras de estudante dos últimos anos, um salão da Inglaterra focado em estudantes fez um marketing 100% online. Rodaram uma campanha paga no Facebook divulgando intensamente promoções para este publico. Em 6 semanas quase 1.500 estudantes imprimiram o voucher e geraram £32,000 de receitas para o salão. Todos os novos clientes foram atingidos somente com o uso da Internet.
3-Uma campanha intitulada “Vote para a sua foto favorita” de um salão no Facebook aumentou os números de seus fãs de 500 para mais de 2.000 em apenas 7 dias.
4-Um salão que estava sendo rankeado na 120a. posição no Google para a palavra “coloração” em sua cidade pulou para o número 2 em 4 dias após a correção de problemas com seu site que o impediam de ser melhor “encontrado pelo Google”.
5- Com o Marketing Digital um novo salão ficou entre os 15 top em 3° lugar na busca do Google por palavras-chave relacionadas com salão de beleza só em 7 dias após lançamento.
6-Uma oferta de Novo Cliente promovida pelo Facebook e website de um salão teve 900 downloads em 20 dias e gerou $14,000 em receitas.
7-Um anúncio pago no Google para “Brazilian Blow Dry keratin straightening” custou £540 por um mês e foi clicado 653 vezes, fazendo com que o salão gastasse £0.83 por novo potencial cliente.
8-Aposte no conteúdo em vídeoDe acordo com o “Alexa – Top Sites for Countries”, o YouTube é segundo site mais acessado no mundo, perdendo, apenas, para o Google.com. No Brasil, ele é o terceiro, atrás, também, do Google.com.br. Só essa prerrogativa mostra o quanto o conteúdo em vídeo é desejado pelas pessoas. E é também uma boa oportunidade para negócios. Tutoriais, comerciais, animações, vlogs ou, até mesmo, demonstrações em vídeo são importantes se o seu objetivo é atingir um público cada vez mais conectado.“Percebo que o consumidor até 20 anos, por exemplo, é atraído quase que somente pelo canal em vídeo. Observo que as pessoas tendem a assistir o conteúdo de acordo com o seu interesse, e mesmo programas mais longos estão segmentando seus quadros, apostando em vídeos mais curtos e nichados de acordo com a área de interesse. Assim, você consegue trabalhar o seu público no momento em que ele está bem concentrado”. Dependendo do segmento da empresa, é possível trabalhar também com animações.Muitas empresas já estão apostando nesta tendência. Estudos apontam, inclusive, que inserir vídeos nas plataformas de e-commerce é uma forma de aumentar as compras em até 174%.
9-A última tendência entre os salões de beleza é a utilização dos Aplicativos, onde há uma interação muito maior com seus clientes/consumidores de forma prática, moderna e eficaz gerando fidelização através de cupons de desconto e fidelidade. Ajudando também nos agendamentos e vendas de produtos.
"Phil comenta que “A beleza do marketing online para salões é que você pode definir um orçamento diário, saber os resultados em questão de horas e cuidadosamente escolher os serviços que você quer vender para os clientes que estão propensos a comprar”