O papel ainda é um elemento essencial no dia a dia da sua empresa? Pode ser hora de mudar as estratégias utilizadas na rotina dos colaboradores. Ou seja, abandonar o uso do papel e começar a investir em tecnologias que deixem os processos de trabalho mais ágeis e eficientes.
Para ajudar nesta decisão, reunimos, abaixo, quatro razões para fazer esta substituição o quanto antes:
4 razões para substituir o papel por meios eletrônicos
1. O papel não pode ser compartilhado instantaneamente
Se você usa o papel para fazer anotações em uma reunião, por exemplo, como vai compartilhar as ideias com outros colaboradores? Fazer cópias das informações para distribuir pela empresa não é a ideia mais recomendada. Primeiro, pelos gastos envolvidos. Segundo, porque é um trabalho desnecessário. Já se você usa um aplicativo no computador ou tablet, pode, facilmente, compartilhar o conteúdo com quantas pessoas quiser em poucos segundos. Além disso, dessa maneira você consegue editar qualquer informação muito mais rapidamente e não corre o risco de não ter a letra compreendida.
2. Já existem ferramentas online para substituir todos os possíveis usos do papel
Não existe nenhuma função do papel que não possa ser substituída por alguma ferramenta digital. Para marcar compromissos, por exemplo, existem as agendas online que enviam notificações sempre que necessário. O e-mail substitui o uso de cartas, anotações e lembretes. Para as listas de tarefas, existem aplicativos que podem ser baixados no celular. Para compartilhamento de informações, existe a nuvem. A nuvem também substitui os antigos arquivos usados para guardar papéis importantes. Hoje em dia, tudo pode ser digitalizado e guardado de maneira segura, em um espaço online. Além de dispensar o uso de papéis e arquivos, isso também facilita o acesso de informações importantes sempre que necessário.
3. As assinaturas digitais já são uma realidade
Talvez, você esteja pensando: mas e quando o documento precisa ser assinado? Nesse caso, ainda preciso contar com o bom e velho papel, certo? Só se você quiser! Hoje em dia, as assinaturas digitais já permitem a substituição de documentos físicos. O certificado digital e-CPF é um exemplo. É só emitir o certificado para começar a realizar operações online com validade de documento jurídico. Para as empresas, a solução é o e-CNPJ, que é um certificado digital vinculado ao CNPJ da empresa. Nesse caso, o certificado deve ser emitido pelo representante legal da instituição na Receita Federal.
4. Para contribuir com a sustentabilidade
Não é só a sua empresa que é beneficiada quando os processos que ocorrem diariamente são digitalizados: o planeta também agradece! Diminuir o uso do papel e investir em ferramentas online é uma forma de contribuir com a preservação do planeta. Você sabia que para produzir uma tonelada de papel, é necessário derrubar doze árvores? Não é só isso: cada quilo de papel fabricado corresponde ao gasto de 540 litros de água. Apostar em sistemas digitais é uma ideia que promove a sustentabilidade
porque evita estes desperdícios de recursos.
A mídia digital e sua contribuição para preservação do meio ambiente
A sociedade passou por profundas transformações, em que a realidade socioeconômica modificou-se com rapidez, junto ao desenvolvimento incessante das economias de massas.
Os mecanismos de produção cresceram de tal forma, a adequar às necessidades e vontades humanas. Contudo, o homem não mediu as possíveis consequências que tal desenvolvimento pudesse causar, de modo a provocar o desequilíbrio ao meio ambiente, e ameaça à vida de todos os seres vivos.
A preocupação com o meio ambiente é questionada, sendo o centro e tomada de decisões, diante da grave problemática que ameaça romper com o equilíbrio ecológico do planeta.
Diante disto, o desenvolvimento da mídia digital tem contribuído com a preservação do meio ambiente, com um acesso fácil às informações e experiências de contextos locais, e de vida real. Através de suportes digitais como: a internet, televisão digital, cd-rom, dvd-rom, pendrive, fotografias, textos, vídeos entre outros.
Mediante a difusão de informações, visando desenvolver nas pessoas uma percepção mais aprofundada do meio ambiente onde elas vivem, envolvendo-as ao comprometimento com este, e assim motivando para envolverem-se com ações voltadas ao cuidado com a preservação do mesmo.
A mídia digital é uma importante ferramenta para o marketing de grandes empresas. Elas reconhecem a importância de preservar o meio ambiente, através de informações e divulgação de como preservar a #Natureza para as futuras gerações.
Deve sempre haver programas, ações e informações, entre elas estão à mídia digital. Sendo acessível, sem a necessidade de destruir árvores, para a fabricação de papel para produzir documentos, hoje muitas informações podem ser divulgadas sem a necessidade de impressão. Inclusive, em são paulo A editora Marvel tem tomado uma série de medidas nos últimos meses para se focar quase exclusivamente na venda de seus quadrinhos em formato digital, de acordo com o site especializado Good e-Reader. A empresa, que divide com a DC o domínio sobre a área nos Estados Unidos, parou há meses de vender suas HQs mensais para as livrarias do país, pois vendia mais edições digitais .