"Até 2017, os aplicativos para celular alcançarão a assustadora marca de 268 bilhões de downloads, gerando uma receita anual de mais de US$ 77 bilhões e se tornando uma das mais importantes ferramentas tecnológicas do mundo. Quem diz isso é o Gartner, uma das mais respeitadas consultorias de TI do planeta"
Hoje, mais do que nunca, as companhias precisam se modernizar e investir em novas tecnologias e ferramentas de interação com seus públicos de interesse, para manter a competitividade. Apostar na criação de aplicativos para o público externo é uma excelente forma de aumentar a presença e visibilidade da marca e também criar maior interação com os consumidores.
Se você ainda não tem um aplicativo que possa fazer isto pelo seu negócio, é hora de saber por que não dá mais para esperar! Confira:
Entenda a importância do conteúdo nos aplicativos móveis
Cada vez mais pessoas utilizam os seus dispositivos móveis para navegar na web, acessar sites e, claro, utilizar aplicativos! Muitos apps se tornaram indispensáveis para o dia a dia dos usuários, simplesmente por serem úteis. Mas para um aplicativo ter sucesso, além de se mostrar útil, ele precisa de conteúdo relevante! Entenda agora a importância do conteúdo nos aplicativos móveis. Acompanhe!
A experiência dos consumidores será 'digitalizada'
Para comprar um produto ou serviço ou entrar em contato com a empresa que os vende, os consumidores geralmente visitam o seu site na internet. Hoje, muitos negócios estão expandindo a experiência de seus clientes, permitindo que eles interajam com a sua marca por meio de aplicativos. Empresas de transporte, por exemplo, estão disponibilizando apps móveis que permitem que seus clientes acompanhem a entrega de seus pedidos.
Muitos hotéis também estão digitalizando a experiência de seus hóspedes antes, durante e depois de sua estadia. Com um único aplicativo mobile, eles podem reservar um quarto, ver a localização do hotel, visualizar locais interessantes para se visitar em sua vizinhança, procurar ofertas de parceiros e compartilhar suas experiências com seus amigos e familiares após a estadia.
Um aplicativo alcança grande número de pessoas
Atualmente, mesmo no mundo dos negócios as pessoas estão acostumadas a carregar seus próprios dispositivos para acessar a internet de onde estiverem e a qualquer momento, o que torna o uso dos mobiles um mercado bastante aquecido.
Aplicativos vão ao encontro deste conceito de mobilidade e por isso alcançam um número muito grande de pessoas.
No mundo todo é possível contemplar tais resultados. Logo, se você não tiver um aplicativo em seu negócio, das duas uma: ou está perdendo a chance de vender, negociar e ser conhecido por muito mais pessoas do que a base de clientes que já tem ou está correndo o sério risco de perder público para concorrentes que já tenham lançado novidades neste sentido e passem a atrair, pouco a pouco, a atenção e a preferência dos usuários.
Se eles procurarem algum aplicativo de sua empresa e não encontrarem, poderão ainda ficar desapontados ou encontrar referências sobre a concorrência, o que pode ser extremamente desfavorável ao seu negócio.
Um aplicativo aumenta o engajamento dos clientes com o negócio
O conceito de aplicativo significa praticidade, facilidade. Engajar os clientes significa envolvê-los e oferecer um meio mais prático e rápido de utilizar funções por meio de seus smartphones, tablets e afins é um grande estímulo para que utilizem mais os serviços e participem das iniciativas, promoções e campanhas que o aplicativo propuser.
Conectados o tempo todo, as chances de lerem e darem atenção a conteúdos novos que você apresenta por ali por certo são bem maiores do que as que você teria ao simplesmente divulgar em seu site e esperar que os clientes, por algum motivo, tenham um tempo ou interesse específico para entrar ali e visualizar o assunto ou aderir a alguma oportunidade.
Ou seja, com um aplicativo, os clientes se relacionam mais com sua marca e por um tempo certamente muito maior.
Mais usuários utilizarão apps de busca de local
Os apps de busca local estão em ascensão nos últimos tempos. Com um aplicativo, o usuário pode encontrar lojas, bares ou restaurantes próximos a ele e filtrar os que oferecem o melhor preço. Com toda a comodidade oferecida por esse tipo de app, fica fácil saber o porquê ele é cada vez mais utilizado pelos usuários de tablets e smartphones. Também é provável que a receita gerada pelas buscas cresça bastante nos próximos anos.
Um aplicativo pode ser útil e também entreter
Os aplicativos podem ter múltiplas finalidades e por isso garantem maior poder de atração e retenção de leads. Podem servir, por exemplo, tanto para utilidade (pagamento de conta, reserva de hotéis, compra de produtos, pesquisa de preços) como para entretenimento (jogos, quizzes, vídeos, sons).
Qualquer que seja o interesse de seu público ou perfil de sua empresa, é possível criar aplicativos originais, que atendam a diferentes gostos e até mesmo diferentes expectativas dentro dos planos de uma mesma empresa.
Um bom aplicativo diferencia seu negócio e fortalece sua marca
Experiência diferenciada é o que torna o relacionamento dos clientes com sua empresa totalmente vantajoso em relação aos demais. Isto, em curto ou médio prazo, pode gerar nítida preferência e vantagem competitiva.
Além disto, quanto mais usuários tiverem contato com seu aplicativo e quanto maior for a interação deles com este produto, maior nível de identificação dos clientes com sua marca haverá, de modo que passem a reconhecê-la destacadamente e que ela fique inserida na mentalidade e percepções positivas que eles tiverem guardadas, o que irá diferenciar seu negócio no mercado. Não será somente um aplicativo, mas sim “o aplicativo de x empresa”. Essa é a ideia.
A área de Wearables estará em ascensão
Os Wearables (no português, ‘tecnologias para vestir’) são todos os dispositivos que uma pessoa pode usar ou vestir, incluindo óculos, relógios, pulseiras e peças do vestuário. Nos últimos anos, os aplicativos mobile desenvolvidos para estes aparelhos vestíveis foram mais voltados para as áreas de games, entretenimento, utilitários, saúde e fitness, lifestyle, produtividade, viagens e finanças.
Para exemplificarmos o rápido crescimento do uso de aplicativos voltados para Wearables, podemos citar o caso do Apple Watch. Em abril de 2015, havia 3.061 aplicativos desenvolvidos para esse dispositivo. Já em dezembro desse mesmo ano, os usuários já tinham à sua disposição mais de 15.000. Não restam dúvidas de que o mercado de aparelhos vestíveis oferecem boas oportunidades para o desenvolvimento de aplicativos.
O meio móvel será melhor aproveitado
Nos próximos anos, as empresas tirarão ainda mais proveito do meio móvel por meio do redirecionamento in-app. Este funciona da seguinte forma: depois que o usuário visualiza um determinado produto no aplicativo da empresa, várias promoções e anúncios personalizados referentes a esse mesmo produto são exibidos para ele por meio de outros apps, induzindo-o a retornar e completar a compra.