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Foto do escritorMarcelo Alvim (Marvim Click)

Anúncio Patrocinado ou Impulsionamento de Publicação?

Vamos entender agora algumas diferenças entre anúncios patrocinados e impulsionamento de publicação.

Primeiramente precisamos saber que tudo que é fácil, vai fácil e seguindo este conceito não faça impulsionamentos de publicação pelos botões disponíveis na própria interface das redes sociais!

Como se trata de um botão totalmente intuitivo, sabendo que vivemos na era digital e constantemente temos acompanhado muitas empresas alavancando suas vendas através da internet, fica fácil saber que muitos já tentaram por fazer anúncios nas redes e devido a falta de conhecimentos muitas das vezes não atinge o resultado esperado!

Certamente isto tem um motivo!

Uma das dúvidas que mais recebo em minhas consultorias é a seguinte: quais são as diferenças entre impulsionar e criar anúncio no gerenciador?

Os dois são formatos de anúncio, mas se você não definir a estratégia certa para utilizá-los, você pode não alcançar bons resultados.

O impulsionamento é o mais simples de todos. Ele não traz muitas opções de segmentação e vai gerar apenas maior alcance para o post escolhido. Já as campanhas criadas no Gerenciador de Anúncios são mais robustas e capazes de atingir um público bem específico.

Quer entender mais essas diferenças? Confira!


Eu Sou Marcelo Alvim Especialista em Marketing Digital e gestor de tráfego e já fiz diversos tipos de anúncios e impulsionamentos para diversos negócios diferentes e já adianto para você que a prática vai sempre ganhar da teórica, mas saber o que fazer é necessário com relação a plataforma de anúncios e suas ferramentas!

O impulsionamento é um tipo de anúncio. Quando você impulsiona uma postagem na sua página no Facebook, você está destacando somente um conteúdo da página. Esse tipo de ação é uma forma de atrair a atenção de quem já compra de você ou de clientes em potencial e aumentar o alcance da sua postagem.

O interessante de se fazer um impulsionamento é o fato de que os amigos dos seus seguidores podem ver as curtidas e comentários da publicação. Isso dá mais credibilidade e confiança para seu negócio. Afinal de contas, se um amigo seu curte aquela página, isso é um indicativo de que a página é interessante.

Esse post aparece em destaque no Feed de Notícias. Por isso, as chances dessa publicação ser exibida para seu público são grandes. Mas, vale ressaltar que esse conteúdo aparece somente no Feed de Notícias via Mobile ou Desktop. Você não consegue definir objetivos de campanha.

O máximo de informações personalizadas em um impulsionamento são:

  • Pessoas que você seleciona através de direcionamentos (local, idade, gênero e interesse);

  • Pessoas que curtiram sua página;

  • Pessoas que curtiram sua página e amigos delas;

  • Públicos personalizados definidos anteriormente.

É muito importante você entender seu público antes de fazer um impulsionamento. Como o botão “Impulsionar” aparece logo abaixo de cada postagem, é meio natural você ficar com aquele desejo de clicar ali e usar o recurso. Avalie se o impulsionamento faz sentido na sua estratégia no Facebook.

Criar anúncio no Facebook com o Gerenciador

Criar os anúncios no Gerenciador costuma ser o mais indicado, porque você pode trabalhar com os objetivos de campanha. Os objetivos das campanhas abrem um leque de direcionamento do seu anúncio e garantem uma maior otimização.

Você pode pensar que o impulsionamento faz isso, mas lá o foco acaba sendo no alcance das postagens. Se você está interessado em ter conversões, o Gerenciador de Anúncio é o caminho.

Quando você cria um anúncio no Gerenciador, esse conteúdo não aparece na timeline da sua página, como se fosse uma postagem na sua página — a menos que você decida usar um post já publicado como base. Esses anúncios também são mostrados em outras áreas no Facebook, como na barra lateral, por exemplo.

No Gerenciador de Anúncios, você pode criar vários anúncios ao mesmo tempo e fazer testes para avaliar qual tem um desempenho melhor com base na sua estratégia e objetivo.

Você consegue fazer testes A/B, inclusive, para avaliar qual texto e imagem do anúncio performa melhor.

Então, resumindo de uma maneira bem simples:

Acredito que agora uma coisa vocês já devem ter entendido, que se deve desconfiar das coisas fáceis e não se deve impulsionar publicação pelo botão disponível na rede social e nem por nenhuma das sugestões intuitivas e interativas que nos convidam para impulsionar ou promover!

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