Uma pesquisa realizada com usuários de Smartphones em 2015 mostrou que a cada cinco minutos gastos na Internet via celular, pelo menos um é usado para acessar o Instagram e o Facebook (mais tempo do que o dedicado às próximas dez plataformas juntas).
Para as marcas, estar presente nas redes sociais é uma grande oportunidade de se aproximar de seus consumidores e também de alcançar um número maior de público segmentado.
Veja quais são as vantagens de anunciar em conjunto no Facebook e no Instagram.
"A nova ferramenta de Marketing 2017, Instagram começa a liberar as contas para empresas no Brasil. Nas próximas semanas, todos os brasileiros donos de lojas e marcas poderão ajustar as configurações do seu perfil. A seção Business Tools traz o Instagram Analytics — assim como o acesso a posts patrocinados. O recurso é voltado para empresas de qualquer tamanho— perfis devem ter pelo menos 100 seguidores." - Universidade de Pesquisas Sociais.
Segundo o Instagram, apenas empresas devem usar os perfis comerciais — excluindo pessoas físicas como celebridades e influenciadores. Além disso, para ter acesso ao Buniness Tools, a empresa deve ter, previamente, uma página de fãs no Facebook, que será solicitada no cadastro. Informações de categoria e contato da página do Facebook serão importadas. Vale notar que um perfil comercial no Instagram só pode ser conectado a uma única página no Facebook (também de sua administração).
Ainda que útil, a função pode dar dor de cabeça para famosos e blogueiros, já que expõe números de telefone, e-mail ou endereço, já que o foco é no atendimento ao público em local comercial.
De acordo com o FAQ do Facebook, donos de páginas poderão usar sua conta de anúncios do Facebook para promover posts no Instagram, e usar as permissões existentes da página da rede social para permitir que outros membros da mesma empresa gerenciem o perfil comercial no Instagram.
Informações de contato
Entre os benefícios de transformar uma conta pessoal em comercial — para donos de empresas — é que isso pode ajudar clientes em potencial e seguidores a se conectarem de forma mais simples. Contas para empresas apresentam informações adicionais como número de telefone, endereço de e-mail e o endereço físico da sua loja. Segundo a plataforma, deve-se incluir pelo menos uma opção.
Com isso, a conta passa a apresentar o botão Contato. Quando alguém clicar neste botão, vai visualizar opções como Obter itinerário, Telefonar e Enviar e-mail, dependendo do que estiver a disposição.
Insights (métricas) Com a mudança, as contas para empresas oferecem uma espécie de Instagram Analytics com alguns dados básicos: impressões, alcance, cliques no site e atividades do seguidor. As impressões correspondem ao total de vezes que seu post — de foto ou vídeo — foi visto e impactou alguém. Uma única pessoa pode visualizar seu post até cinco vezes — cada uma delas é uma impressão. O alcance é baseado no número de pessoas que visualizaram seu post. Cada indivíduo só poderá ser contado uma vez, mesmo que visualizar seu post muitas vezes seguidas. Além disso, o aplicativo passa a fornecer mais informações sobre os seguidores da marca como gênero, idade e localização.
Ao visualizar os dados a partir de uma publicação — entre os botões promover e Ver Informações —, será possível ver as Impressões, o Alcance e o Envolvimento do post. O envolvimento diz respeito ao total de contas únicas que curtiram ou comentaram o seu conteúdo na rede social.
A ideia da plataforma é que, com os Insights, donos de estabelecimentos possam entender melhor quem é a sua base de seguidores e também alcançar pessoas que não seguem a conta da empresa.
Um ponto negativo é que, no momento, o Instagram não oferecemos suporte à exportação de informações por arquivo CSV compatível com Microsoft Excel. É preciso visualizar as informações no aplicativo. Outro é que, mesmo que a sua conta do Instagram esteja conectada a uma Página do Facebook verificada, a verificação não é atualizada automaticamente nas duas contas pelo app.
Posts Promovidos
Com as contas para empresas, o Instagram estreia também a seção de posts promovidos para todas os perfis comerciais. Para isso, o dono da conta precisa ser um administrador na página do Facebook conectada à conta do Instagram. Basta escolher, abaixo do post, o botão promover. Preencha os detalhes definindo Público (quem você deseja alcançar), Orçamento (quanto você deseja gastar) e Duração (por quanto tempo você deseja veicular sua promoção) e destacar o post no feed do app.
Vale notar que, depois de promover o post, o conteúdo será revisado pelo Instagram. O processo pode demorar até uma hora ou levar mais tempo — e só será veiculado depois de ser revisado e aprovado. O recurso deve chegar mais tarde, ao longo dos próximos meses, para contas de empresas e negócios.
Mais anúncios no Instagram
De acordo com o Instagram, desde fevereiro deste ano, a rede social já soma mais de 200 mil anunciantes ativos — sendo a maioria pequenas e médias empresas. Ainda segundo com dados do aplicativo, 50% dos membros do Instagram seguem uma empresa/marca e 60% das pessoas disseram que descobriram novos produtos ou serviços na rede social, que segue ampliando o recurso.
Para mais informações, acesse o Facebook Help na seção Ferramentas de Negócios do Instagram.
Vantagens de unificar os anúncios do Facebook com os do Instagram
Para que as campanhas atinjam resultados satisfatórios, é importante que sejam veiculadas nas duas plataformas. Quando o mesmo conjunto de anúncios é divulgado no Facebook e no Instagram, cada plataforma otimizará a exibição considerando as pessoas que navegam nas duas redes sociais, o que pode ser mais eficiente para alcançar o consumidor.
Quando se trata de enviar usuários para um link, aumentar conversões em um site, obter visualizações de vídeo ou mesmo instalar aplicativos, as campanhas veiculadas em conjunto têm desempenho igual ou superior ao das campanhas realizadas individualmente.
Os anunciantes que veiculam campanhas no Facebook e no Instagram têm, ainda, a possibilidade de optar por utilizar imagens e vídeos iguais ou diferentes nas duas redes sociais. Além disso, os anunciantes podem começar a rodar as campanhas simultaneamente ou simplesmente adicionar ao Instagram a campanha já existente no Facebook.
Com isso, fica claro que a otimização de posicionamento dos anúncios pode ajudar as marcas a alcançar mais consumidores de maneira mais eficiente. Logo, percebe-se que são muitas as vantagens de veicular as campanhas nas duas plataformas.