Muitas vezes ficamos tão focados no dia a dia e no jeito que costumamos fazer comunicação, que nos esquecemos de analisar as tendências que estão por vir.
Fato é que atualmente, é quase impossível encontrar alguém que não esteja inserido em alguma rede social.
Real time
Transmissões de conteúdo ao vivo são cada vez mais utilizados como marketing de conteúdo em Mídias Sociais, seja no Snapchat, ou até mesmo no Facebook. Esse ano isso deve ficar ainda mais forte, aliado também ao relacionamento com seu público de forma mais ágil e com publicações sobre assuntos que estão acontecendo no exato momento.
Realidade aumentada, assim como o Periscope permite a gravação e divulgação imediata de conteúdos em formato de vídeo, sentimos que a característica do imediatismo pode crescer exponencialmente.
Cada vez mais, aumenta o desejo de compartilhar o que está acontecendo naquele exato momento.
Conteúdo em vídeos
Os vídeos são grandes causadores de engajamento, e 2016 o reinado dessa forma de conteúdo deve continuar.
Vídeos curtos são cada vez mais compartilhados e sua força é tão grande, que pode ser verificada com o sucesso avassalador de Instagram, Snapchat e até mesmo Periscope.
O Youtube é o maior canal de vídeos do mundo e continuará investindo milhões para se manter no topo das redes deste tipo de conteúdo, e oferece a grande oportunidade a quem deseja obter uma grande audiência a um custo baixo.
Mídia paga
Por mais que a compra de mídia em redes sociais já seja mais que uma realidade, a tendência é que em 2016 a necessidade de investimento em publicidade paga seja ainda maior.
Cada vez mais, a visibilidade orgânica de posts está sendo reduzida. De acordo com a empresa Social@Ogilvy, páginas com mais de 500 mil seguidores conseguem impactar somente 2% de seu público com conteúdos não impulsionados. Esta característica tende a aumentar para incentivar a compra de mídia e campanhas online, onde o alcance orgânico continuará diminuindo e torna-se cada vez mais imprescindível destinar uma boa verba para ferramentas como o Facebook Ads.
Botões Call-to-action
Botões de compra: o Facebook e o Pinterest já introduziram botões pelos quais os usuários podem efetuar compras sem sair do aplicativo. Gerar facilidades aos consumidores e anunciantes deve ser prioridade para a maioria das plataformas.
O conceito de call-to-action é simples: induzir o usuário a realizar alguma ação sendo intuitivo e objetivo. Os botões para recursos são cada vez mais usados em mídias sociais, que permite o usuário realizar uma compra ou uma ação dentro da própria rede social.
Instagram é outro canal que passou a utilizar botões CTA há pouco tempo, e que obteve um efeito positivo.
A tendência é que cada vez mais esse recurso seja utilizado pelas redes sociais, de modo a incentivar o usuário a interagir mais efetivamente com sua marca.
Entendendo a importância das Redes Sociais para suas vendas
Como foi dito no início desse conteúdo, muita gente já tem noção da importância das redes sociais, a grande questão é a importância que se da podendo variar de acordo com o tipo de uso que a pessoa exerce, ou seja, uso pessoal, profissional, em prol de causas, entre outras.
Como o nosso foco aqui é falar sobre vendas, vou lhe mostrar o quão às redes sociais podem ser maravilhosas nesse quesito.
Você já parou para analisar quão maior é a popularidade de empresas que interagem nas redes sociais se comparadas as que não têm essa presença marcante? Se isso não lhe ocorreu, eu posso te dar certeza que empresas que interagem com seu público alvo através das redes sociais, vendem muito mais e sabe por quê? Olha só:
1. A Rede Social aproxima:
A rede social é tão importante para as vendas de seu negócio porque uma das primeiras coisas que ela oferece é a aproximação empresa/público. Isso porque a empresa se torna mais acessível, quando ela “frequenta” os mesmos lugares que os seus clientes, e isso torna a relação mais aproximada. Se a linguagem utilizada pela empresa na rede social for adequada para o seu público, os benefícios são ainda maiores.
Ouvir as necessidades, os desejos e os problemas do público alvo se torna mais simples através das redes sociais.
2. A Rede Social não tem fronteiras:
A abrangência das redes sociais é mais um recurso de grande importância nas vendas, isso porque, nas redes sociais não existem fronteiras, favorecendo um maior alcance, além de manter o público qualificado.
Com isso, você poderá aumentar suas vendas de maneira absurda, porque mais pessoas poderão estar interessadas, uma vez que, elas estão cientes do serviço que você está prestando, coisa que não ocorria antes, pois você ainda não os alcançava.
3. A Rede Social nivela o relacionamento:
Quando a empresa fala com o seu público em um local familiar a ele, de maneira mais despojada, saindo daquele ambiente formal de negócios, de linguagens técnicas e extremamente sérias, automaticamente ele se sentirá mais próximo e igual à empresa, facilitando a comunicação, além de gerar uma conexão de identificação mais humana.
Consequentemente isso pode gerar? VENDAS! É claro! A identificação e empatia é parte integrante na hora que um cliente decide por consumir de você e não de um concorrente, pois ele sente-se mais confiante no trabalho que você exerce.
4. A Rede Social gera engajamento:
A rede social, como eu já comentei anteriormente, tem o poder de gerar engajamento, isso ocorre por conta da aproximação e da identificação do público perante a sua marca. Quando isso ocorre, um leque de possibilidades se abre e entre elas está o engajamento.
Pessoas que falam do seu negócio, que se engajam com o que você faz e oferece, geram uma audiência fiel à sua marca. Algo super importante para a durabilidade de sua empresa.
5. A Rede Social gera interesse:
O interesse é despertado junto ao leque do engajamento, basicamente pelos mesmos motivos, porém ela tem um plus, o interesse está diretamente ligado às vendas e a percepção de desejos e necessidades de seu público.
6. A Rede Social Gera Indicações:
O que você diria se você recebesse diversos potenciais clientes vindos de indicações de clientes recentes? Seria maravilhoso. Não é mesmo? Pois é, a Rede social é tão importante, pois ela também faz isso pelo seu negócio. Nas redes sociais, os usuários têm costume de realizar indicações de consumo de coisas que eles consumiram e gostaram para amigos e familiares.
Uma indicação de quem você já conhece, dificilmente não resulta em compras.
Viu o tamanho da importância das redes sociais para suas vendas? Se você não tiver presente nas redes sociais ainda, sugiro que você corra! Se esses motivos não bastaram para você, vou lhe mostrar uma novidade que comprova o quanto à importância das redes sociais só tende a crescer, inclusive com nosso amigo: O Google!
Existem formas de usar seu Facebook para gerar autoridade junto ao Google que unida a técnicas para exibir seus anúncios patrocinados da forma correta certamente suas vendas acontecerão. Deixarei uma indicação de um curso todo em vídeo aulas que vai descomplicar sua intenção de vender através do Facebook que é o curso Facebook Lucrativo neste link! Uma material que vai te ajudar não só a aprender mas servirá de consultor sempre que tiver dúvidas
A oportunidade do Google de exibir resultados de buscas do Facebook
É isso mesmo, amigo! Também fiquei surpreso. Recentemente, o Google anunciou que vai incluir nos seus resultados de buscas, dados do facebook, ou seja, se você buscar algo e alguma página do Facebook tiver um resultado aparentemente semelhante ao que você procura, ele será exibido na lista de retorno do Google.
A partir de agora, qualquer página, evento, grupo ou perfil público do Facebook poderão aparecer nos resultados de buscas do Google.
A ideia do Google é expandir sua área de atuação de busca por informações relevantes para dentro dos aplicativos, mas para isso é necessário autorização e é nisso que a grande empresa está trabalhando agora, sua primeira parceria relacionada a isso ocorreu recentemente com o Facebook, que se interessou pela proposta por acreditar que os usuários possam passar mais tempo navegando pela rede social.
Para começar, esse recurso estará, apenas, disponível no Android Mobile, mas você tem dúvidas de que isso será expandido em breve?
E agora? Você vai perder todas essas oportunidades incríveis das redes sociais? Agora é hora de você se decidir e colocar a mão na massa. Aproveite que estamos em um dos melhores momentos para as vendas, as festas de final de ano e alavanque seus resultados de uma vez por todas.
Gostaria de agradecer a sua presença e dizer que fico muito orgulhoso e contente por poder contribuir com você nessa jornada rumo ao sucesso.