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Marketing Digital e suas principais ferramentas.

Foto do escritor: Marcelo Alvim (Marvim Click)Marcelo Alvim (Marvim Click)

Para que o negócio de qualquer empresa possa se expandir, é fundamental que se invista na internet e nas plataformas digitais. As possibilidades oferecidas pelo mundo online são vastas e ficar de fora desse meio é perder grandes chances de se concretizar no mercado.

Nesse sentido, ter ferramentas de marketing digital é uma excelente maneira de alcançar o sucesso na internet.

Um bom profissional de qualquer área é aquele que, além do conhecimento teórico, possui também habilidades práticas muito bem desenvolvidas e está sempre atualizado em relação às novidades do mercado.

No universo do Marketing, conhecer recursos que auxiliam o seu trabalho faz toda a diferença! Há muitos recursos e facilidades disponíveis para que a sua marca apareça e marque presença neste ambiente!

1. WEB SITE

Esta é a principal ferramenta que um especialista de Marketing Digital precisa para colocar em prática as estratégias primordiais de inclusão das empresas no Google e geração de conteúdos para ganho de visibilidade.

-- MCD: Tenho visto muitos empresários questionando preços de orçamentos gerados pelas empresas de Marketing Digital, onde o site é apenas uma das ferramentas! Comparado ao valor cobrado por Web designers (que apenas desenvolvem o seu site sem nenhuma garantia de aumento nas vendas ou visibilidade).

2. SEO

Você cria um site e/ou um blog, escreve um montão de conteúdo, só que ninguém consegue encontrá-lo no Google. Por que isso acontece? Por causa de três letrinhas: SEO.

Search Engine Optimization é o ato de alterar ou otimizar seu site e seu conteúdo para motores de busca como o Google, por exemplo. Sabe quando você pesquisa algo e aparece uma lista com o conteúdo mais revelante sobre o tema? Eles não estão lá por acaso. Estes resultados são chamados de Search Engine Results Pages (SERPs) e, de modo geral, os sites que aparecem nas SERPs recebem um grande tráfego de usuários.

Os motores de busca utilizam seus próprios algoritmos para determinarem quais sites aparecem em suas SERPs. Enquanto os algoritmos estão em constante evolução, uma constante permanece: o seu site precisa ter uma boa navegação e ter conteúdo revelante.

Boa navegação significa fazer melhorias em suas páginas, como hyperlinks internos, URLs amigáveis e um mapa do site para que os visitantes possam encontrar facilmente e rapidamente o que estão procurando.

Já a relevância é julgada pelo seu conteúdo. Ao incluir as palavras-chave no metatags do seu site e de todo o seu conteúdo, você está indicando para os motores de busca que seu site contém informações relevantes.

A combinação destes fatores pode convencer de forma efetiva os motores de busca a colocarem seu site ou blog no topo das SERPs. No entanto, SEO não é apenas sobre a construção de sites amigáveis para motores de busca. Trata-se de fazer o melhor site para a navegação dos usuários. Este processo pode levar tempo e muito esforço.

3. REDES SOCIAIS

Sim, essa ferramenta pode até ser um pouco óbvia — mas quem disse que ela não é eficiente? As redes sociais são um ótimo recurso para fazer o seu negócio aparecer, mostrar o que você tem de melhor e chegar aos seus clientes de forma eficiente e barata.

As redes são muitas e devem ser utilizadas de acordo com o perfil do seu negócio. De qualquer forma, o Facebook, o Twitter e o Instagram são, de maneira geral, boas opções para qualquer empresa. É criar a conta, gerar conteúdo de forma constante e atrair cada vez mais seguidores.

4. LINKS PATROCINADOS

O link patrocinado é uma estratégia de marketing online para aqueles que buscam anunciar de forma direta para os usuários da web. Se você faz uma busca no Google, por exemplo, certamente aparecem links patrocinados nos primeiros resultados.

É uma ótima maneira de dar visibilidade ao seu negócio em meio a enorme variedade de links na internet. Através da mídia paga, você garante que a sua marca seja vista por quem realmente tem interesse pelo seu negócio.

5. E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing é, basicamente, a utilização do e-mail como forma de divulgação direta dos seus produtos e serviços. Ela é uma poderosa ferramenta e, por isso, não deve ficar de fora das suas estratégias de marketing.

Através do e-mail marketing você cria um padrão de mensagem e envia para os clientes ou potenciais clientes, divulgando os seus produtos. É uma chance não só de vender, mas também de concretizar a sua marca na mente do público consumidor.

Ferramentas digitais como o Mail2Easy e o MailChimp permitem criar, gerenciar e enviar listas de e-mails para diferentes segmentos, além de proporcionar recursos como a resposta automática.

6. BLOG

Ter um blog é uma boa forma de aproximar a empresa do cliente, construindo uma imagem positiva no mercado. Trata-se de um canal para aumentar a visibilidade da marca e manter uma comunicação constante com o público.

Para que o cliente se lembre de uma empresa e compre seus produtos, é importante que a companhia esteja em evidência, e de forma positiva. O blog é a chance de criar conteúdo de qualidade para atrair novos consumidores.

Ele não precisa necessariamente falar apenas de produtos que sua empresa vende, mas deve trazer material relacionado a eles, atraindo um vasto tráfego orgânico para o site. No blog, seu negócio pode fugir do discurso corporativo tradicional e duro, abordando os assuntos de maneira mais informal e criando conexões mais fortes com o cliente.

5. APLICATIVOS

Os aplicativos podem ser uma excelente estratégia de marketing digital. Através deles você pode dar visibilidade à sua empresa de uma forma criativa e ainda prestar bons serviços aos usuários e potenciais clientes, agregando valor à sua marca.

Muitos gestores têm medo de se aventurar nesse campo, por não saberem trabalhar com programação. Mas quem disse que isso é necessário? Plataformas como o Fábrica de Aplicativos te ajudam a criar aplicativos simples, que trabalhem questões como conteúdos, localizações e preços de uma forma bem fácil.

Para que todas estas estratégias funcionem e deem resultados é importante saber medir os dados para otimizar sempre as suas campanhas de marketing digital. Lembre-se também de que toda produção de conteúdo deve estar configurada em boas práticas de SEO, sendo facilmente localizada pelos sites de buscas!

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