Em post oficial publicado ontem dia 20/06/2018 o CEO da rede social, Kevin Systrom, apresentou o IGTV, uma nova aba do aplicativo voltado a vídeos maiores do que o limite de um minuto do app atualmente.
Além disso, Systrom destacou que a ferramenta só vai permitir vídeos em formato vertical e com a tela cheia no smartphone. De acordo com o post, as publicações no IGTV podem chegar até a uma hora de duração.
A aba vai ser posicionada na parte de cima do aplicativo, sendo que quando o usuário deslizar o dedo da parte inferior para a superior do Instagram, o IGTV será acionado. Assim como a timeline, a sequência de produções mostradas será baseada em interesses dos usuários e não de forma cronológica.
O IGTV também vai fornecer uma seção com indicações, além de mostrar produções de quem você segue e o que está mais popular. Ainda, os vídeos não assistidos até o final vão ficar à parte na aba “continuar assistindo”.
Como uma TV, o IGTV também tem canais. Mas, no IGTV, os criadores são os canais. Quando você seguir um criador no Instagram, o canal dele no IGTV vai mostrar ao que você pode assistir”, explica o CEO.
A empresa ainda deve apresentar mais novidades sobre vídeos na plataforma, já que Systrom informa que o IGTV “inicia um novo capítulo para vídeos no Instagram”.
Com esta atitude o Instagram está querendo oferecer uma mistura de Youtube mais simplificado, embora eu acredite que o aplicativo ainda irá passar por diversas melhorias no desenvolvimento de recursos para a publicação e na edição dos vídeos, já que eles precisam ser gravados pela câmera do celular sempre na vertical para quê depois você possa fazer upload,
Também devido ao surgimento de diversos aplicativos para gravação de vídeos com efeitos e recursos de edição super intuitivo, efeitos tecnológicos que vem ganhando muitos novos usuários.