Sabemos que a era digital está de uma vez por todas difundida em nosso cotidiano e com isso todas suas facilidades no envio e recebimento de informações e devemos nos beneficiar disto, saiba como:
1. Quando uma pessoa faz uma pesquisa na internet para se informar sobre determinado serviço, produto entre outras situações e encontra uma fonte que atende suas necessidades de conhecimento sobre o mesmo, ela provavelmente vai passar a acompanhar seu conteúdo e muito provavelmente poderá se tornar um cliente.
2. Quando você nutri os pesquisadores com informações que definem o real valor do seu produto, serviço ou negócio sem intenção de venda, com isso seu conteúdo vai atrair o público correto e converter novas vendas.
Mais e mais as pessoas têm incluído o acesso à internet nos seus hábitos cotidianos, o que significa que a internet se mostra um terreno cada vez mais fértil para divulgar os produtos e serviços para empresas.
Engana-se quem pensa que o usuário da internet está disposto a clicar em qualquer banner piscando nas laterais do sites que acessa. Acostumado a fazer buscar pelas informações de forma independente, obter o engajamento dos usuários está cada vez mais difícil, uma vez que tendo inúmeras possibilidades, as pessoas optam por acessar conteúdos que agreguem valor para elas.
É neste contexto que o Marketing de Conteúdo tem-se mostrado uma estratégia bastante eficiente para atrair e fidelizar os usuários.
Mas o que é marketing de conteúdo, afinal?
O Marketing de Conteúdo é uma nova estratégia de marketing que tem por objetivo atrair e reter a atenção do público através da criação de conteúdos considerados relevantes. De forma resumida, a estratégia funciona assim:
As empresas buscam atrair visitantes e transformá-los em leads através do compartilhamento de informações que são consideradas valiosas pelo público-alvo.
Esses leads continuam recebendo informações relevantes até que estejam prontos para compra. Diferente do Marketing Convencional, no Marketing de Conteúdo, os diferentes estágios do funil de compras são considerados e o cliente não tem a percepção de que a empresa está forçando a venda.
Os futuros clientes vão sendo alimentados com informações e no momento em que se sentirem preparados, irão procurar a empresa para fazer o fechamento do negócio.
Razões para adotar essa estratégia
Menos incisiva do que a maioria das estratégias de marketing que foram sendo utilizadas até então, o Marketing de Conteúdo mostra-se a ferramenta mais eficiente para atingir esse novo perfil de cliente, que são os usuários da internet.
Isso porque é realizada uma profunda análise desse público-alvo e cada persona, com seus desafios, necessidades, desejos e características recebe um conteúdo que se encaixa perfeitamente às suas demandas.
Além de atrair o público para o fechamento do negócio, um dos objetivos do Marketing de Conteúdo é torná-lo fiel a ponto de fazer recomendações da empresa. Essas recomendações além de serem novas oportunidades de negócio, acabam melhorando a reputação da empresa.
Como fazer?
Os conteúdos podem ser disponibilizados em blogs, redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, etc. Outra estratégia bastante utilizada é a criação de uma landing page, na qual um conteúdo, como um E-book, é disponibilizado em troca de informações cadastrais.
Tenha em mente que todo o conteúdo precisa ser criado pensando nas personas em que ele vai atingir, personas estas, que precisam ser devidamente mapeadas.
O uso de palavras-chave é de grande importância, uma vez que é a partir dessas palavras que muitos usuários vão encontrar os conteúdos da sua empresa nos mecanismos de busca, como o Google.
Outra ferramenta bastante utilizada nesses conteúdos, são as Call-to-Actions, que incentivam as pessoas que estão navegando em seu site a executarem alguma ação.
Por fim, o marketing de conteúdo é uma estratégia que certamente veio para ficar.