Sou Marcelo Alvim especialista em Marketing Digital e gestor de tráfego e vou começar trazendo um assunto super importante em tempos de Febre digital onde o celular se tornou alvo dos olhares constantes, muitos empreendedores quando pesquisando sobre marketing digital em sites e blogs relacionados se depararam com banners da Marvim Click Digital e isso faz com que muitos destes empreendedores venham visitar nosso site, se qualificando para receber informativos através do Remarketing na Rede de Dislpay e por isso acabam se tornando clientes, por estarmos no lugar certo e na hora certa.
Além disso a constante exibição de seu negócio nos canais certos de assuntos relacionados podem gerar um branding enorme elevando a sua autoridade no seu segmento, vamos entender mais um pouco sobre a Rede de Display!
Atualmente, a maioria das empresas prima por estar presente não só em sites de busca, mas também em outros sites com temas relevantes para obter maior destaque e ser lembrado constantemente. Desta forma, percebemos que muitos usuários do Google Adwords configuram em uma mesma campanha, a Rede de Pesquisa e Display. Porém, para obtermos um melhor resultado em ambas, o ideal é que as campanhas sejam criadas e trabalhadas separadamente, já que as redes funcionam de maneiras distintas. A Rede de Pesquisa do Google é focada em palavras-chave, ou seja, o usuário está ativamente buscando pelo que procura. Os anúncios são exibidos tanto nas páginas de resultado de pesquisa do Google quanto nas páginas de resultados de outras propriedades da rede.
Além disso, os anúncios serão segmentados com base no termo de pesquisa digitado. Por outro lado, a Rede de Display é formada por um conjunto de sites parceiros do Google em que os anúncios podem ser exibidos em formato de texto, gráfico, em vídeo ou rich media.
Neste caso, o foco não está presente nas palavras-chaves, e sim no tema (contexto) gerado por elas. Os anúncios, neste caso, serão impressos por meio de correspondência com canais selecionados específicos, ou com base em públicos-alvo específicos que você deseja atingir. Resumindo, para uma campanha focada em Rede de Pesquisa, as palavras-chaves selecionadas devem ser bem específicas para que o resultado da busca seja o mais efetivo possível. Por outro lado, para a Rede de Display palavras mais genéricas (desde que reflitam um contexto relacionado ao que pretende ser divulgado) funcionam melhor. Vamos entender melhor com este exemplo prático Um usuário do Google Adwords possui uma empresa que fabrica tijolos em Curitiba e gostaria de criar uma campanha específica para a Rede de Pesquisa e uma para a Rede de Display. Qual seria a melhor configuração para estas campanhas? 1) Rede de Pesquisa: focar em palavras-chaves específicas em relação ao seu negócio/produto. Neste caso, os tipos de tijolo que a empresa comercializa são uma boa escolha. Ex: tijolo maciço, tijolo refratário, tijolo de vidro, tijolo furado 2) Rede de Display: focar palavras-chaves que tenham uma relação contextual ao produto/serviço que está sendo divulgado. Ex: artigos para construção, alvenaria, construção civil, obras
OBS: Lembrando que estas palavras-chave servirão apenas para que o sistema gere temas específicos e imprima os anúncios na rede de sites parceiros do Google. Estas palavras-chaves poderão ser utilizadas na Ferramenta de Segmentação Contextual do Adwords. Esta ferramenta tem a função de gerar grupos de palavras-chave para as campanhas da rede de Display. Estes grupos são usados para mostrar os anúncios em páginas da web relevantes incluídas na Rede de Display do Google.
Como usar a segmentação por canal, os formatos de anúncio rich media e os lances de CPM
Segmentação por canal
Com a segmentação por canal, você seleciona "canais", ou seja, websites específicos ou seções de sites da Rede de Display do Google em que sua campanha pode ser exibida. Você pode selecionar sites com base em tópicos específicos ou no público-alvo que deseja alcançar. Você também pode escolher qualquer site que satisfaça seus critérios de branding. A ferramenta Planejador da Rede de Display pode ajudar você a ter ideias para segmentação por canal. Basta inserir alguns detalhes sobre seu cliente, como seus interesses e os sites que ele normalmente visita, e o Planejador da Rede de Display gera uma lista de ideias de segmentação por canal.
Formatos de anúncio
Como uma das principais metas de uma campanha de engajamento da marca é interagir com o público-alvo, sugerimos o uso dos formatos de anúncio rich media. Com a Rede de Display do Google, você pode alcançar os clientes com anúncios de texto, mas também pode testar uma variedade de formatos mais visuais, como imagens estáticas, animação HTML5 e vídeo.
Estratégia de lances
O objetivo das campanhas de engajamento da marca é aumentar a exposição da sua marca em sites relevantes. Os lances de CPM geralmente são uma ótima opção para esse tipo de campanha, pois você pode definir lances diretamente com base nas metas de desempenho que estipulou para sua campanha.
Aumentar o reconhecimento da marca
A finalidade de uma campanha de engajamento da marca é gerar conhecimento e associações positivas com sua empresa e seus produtos e serviços. Um cliente pode interagir com a sua marca de diversas maneiras, como assistindo a vídeos, jogando, navegando no seu website ou comunicando-se com outros clientes.
Se você tem interesse em aumentar o reconhecimento da sua marca, a Rede de Display do Google oferece a oportunidade de se conectar com os clientes no momento certo e de exibir seu anúncio em milhares de websites de todo o mundo. Você pode usar a segmentação por canal no Google AdWords para ajudar a alcançar um público-alvo relevante para sua marca, usando formatos de anúncios rich media e lances de CPM (custo por mil impressões.
As campanhas de engajamento da marca ajudam
Aumentar as interações com a sua marca.
Criar associações mais positivas à sua marca.
Aumentar a lealdade com a marca alcançando seu público-alvo.
Motivar os clientes a interagir com a sua marca e os produtos associados a ela.