Um recente estudo do IBGE, principal órgão do governo nacional de pesquisa e estatística, mostrou a importância dos Smartfones para estratégias de marketing nas empresas. Segundo os dados coletados, 92,3% da população brasileira utiliza esse dispositivo como principal ferramenta para se conectar à internet.
As facilidades que esse aparelho oferece ao usuário, como acesso à internet a qualquer hora do dia e qualquer lugar, foram fundamentais para o crescimento da popularidade dele nos últimos anos. Além disso, cada vez mais as pessoas querem respostas mais rápidas, fato que é suprido através dos Smartfones.
Você sabe o que é o Mobile Marketing?
Sabendo do avanço atual que tablets, celulares e Smartphones trouxeram ao mercado tecnológico, muitas empresas passaram a desenvolver um conjunto de estratégias de marketing que buscam aproveitar as características e funcionalidades dos dispositivos móveis para interagir, relacionar-se e influenciar os clientes e possíveis clientes de sua empresa, isso, em qualquer aparelho móvel que os usuários utilizam no seu dia a dia.
O mobile marketing é um segmento que cresce simultaneamente às vendas dos aparelhos móveis que, por sinal, já vêm superando a demanda dos desktops, por exemplo. Tudo isso por conta da versatilidade, trazendo mais comodidade às pessoas, que podem se conectar em qualquer lugar.
Segundo uma pesquisa do Google divulgada em outubro de 2017, o comércio eletrônico deve dobrar sua participação no faturamento do varejo até 2021, chegando a R$ 85 bilhões. O mais importante: estima-se que, até o final de 2017, 19% das vendas do e-commerce aconteceram através de dispositivos móveis. Até 2021, essa participação será de 41%. Atualmente, 30% dos internautas podem ser alcançados somente por meio do mobile, pois não acessam a internet em outros dispositivos.
Além disso, o aumento do número de compras, assim como a segmentação conforme a localização do usuário, a agilidade da comunicação e o crescimento do número de usuários de aplicativos, tem sido uma grande atração para quem busca se destacar no marketing digital.
Através do GPS conectado aos Smartfones é possível identificar o comportamento do usuário, como os locais que ele mais frequenta, a que horas, e até mesmo o que ele consome. Com essas informações, as empresas têm a capacidade de criar estratégias de marketing que podem atingir o público-alvo com precisão.
Algumas plataformas de anúncios online, como o Google ADS, utilizam esse recurso como forma de segmentar público. E algumas empresas já estão se aproveitando disso para vender mais.
O marketing mobile pode existir em vários formatos, como:
SMS Marketing: A forma que já não é mais tão usada, mas que já trouxe muitos resultados positivos, foi uma das primeiras estratégias dessa modalidade de marketing. Ela consiste no envio de mensagens de texto para as pessoas previamente cadastradas nas listas de contato, sendo muito útil para manter o relacionamento com os clientes, seja para lembrá-los de status de pedidos, envio de promoções, informações sobre últimos lançamentos ou até mesmo para efetuar cobranças. A taxa de abertura dessa ferramenta de marketing pode chegar até 98%, o número pode parecer ainda maior se comparado à taxa de abertura de e-mail marketing, que possuem apenas 20% de taxa.
Criação de páginas responsivas: Mais do que distribuir arquivos para tablets, celulares e Smartfones, você precisa fazer com que seu site ou seu blog tenham um design que caiba dentro da proposta de cada um desses aparelhos tecnológicos, é a chamada responsividade de página. Isso, porque além de facilitar a navegação de seu usuário, esse é um critério usado pelo Google para garantir um melhor posicionamento de seu site nas buscas.
Com um site responsivo algumas métricas tendem a melhorar, como por exemplo a taxa de rejeição. Essa métrica está relacionada ao percentual de pessoas que acessam o seu site e saem sem ao menos executar uma ação, isso acontece devido a demora do carregamento ou pela dificuldade de manuseio.
Campanhas via WhatsApp são formas enriquecedoras de melhorar o relacionamento com os clientes na estratégia do mobile marketing, pois podem alcançar um alto número de pessoas por um custo bem pequeno. Sem contar na velocidade do acesso e na diversidade dos formatos de comunicação, podendo ser feitos com imagens, vídeos, áudios e textos.
Esse aplicativo pode ser usado na sua empresa como um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), disponibilize-o para tirar dúvidas, receber sugestões, solucione reclamações, entre outras coisas.
Usar o Facebook e o Instagram, como sabemos, é uma estratégia importantíssima no Marketing Digital, dado que é possível direcionar anúncios e comunicações orgânicas para as duas plataformas, além da interação com o público.
É necessário um planejamento para que as postagens e conteúdos a serem publicados nas redes sociais sejam de qualidade e, com isso, os usuários percebem que vale a pena manter o contato com a sua empresa. Só assim você terá mais clientes alcançados e fixará ainda mais sua marca.
A interação da empresa / cliente nas mídias sociais é muito relevante e
não podemos esquecer do tão usado botão de compartilhar que tem extrema importância na propagação orgânica no Marketing Mobile.
Dessa forma, o mobile marketing levará à sua empresa com grande rapidez no diálogo, gerando resultados muito ricos, como a fidelização do cliente.
Nas calçadas, no transporte público, nos restaurantes. Por todos os lugares que passamos no nosso dia-a-dia, o que mais se vê são pessoas mexendo em seus Smartfones, independentemente de idade ou classe social. O Brasil viveu um enorme boom no acesso aos Smartfones ao longo dos últimos cinco anos. Diversos estudos foram feitos para medir esse aumento e, embora apresentem diferenças metodológicas, todos apontam numa mesma direção: a maioria da população brasileira já usa Smartfones e esse número só tende a crescer. Além de ter alterado o comportamento do consumidor, isso levou ao crescimento de novas metodologias de pesquisa, como pesquisa mobile.